top of page

Sal da terra e Luz do mundo (Mt. 5,13-14)

  • João Victor Lemos
  • 15 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

“O Leigo, sujeito na Igreja e no mundo, é o cristão maduro na Fé, que fez o encontro pessoal com Jesus Cristo e se dispôs a segui-lo com todas as consequências dessa escolha” (Doc. 107, pág. 50) é o Cristão que se adere à causa do reino de Deus atraído por tal amor que supera e esclarece todas as inquietações do espírito, se identifica ao projeto de Deus, adere à forma homogenia desse projeto e a partir dessa escolha, passa a escutar o espírito que o envia a edificação da comunidade e a transformação do mundo na direção do Reino de Deus. Sendo transformadores do mundo o cristão Leigo e Leiga saberá discernir “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (GS, proêmio), sendo recicladores, os Cristãos leigos e leigas poderão caminhar pelo mundo a fora transformando as realidades existentes em presenças autênticas da justiça, da paz, da fraternidade e da verdade.


“Além disso, como cidadãos deste mundo, os leigos e as leigas ao cooperarem na construção e governo da ordem temporal devem, na vida familiar, profissional, cultural e social buscar, na luz da fé, normas de ação mais elevadas e manifestá-las aos outros oportunamente” (AA, pág. 30) Filhos da Igreja os Leigos e as Leigas poderão com eficácia e testemunho transformar as “periferias existenciais” (PP. Francisco) em verdadeiros celeiros proféticos de alcance mundial, transformando as igrejas e as comunidades cristãs em verdadeiros portais de misericórdia que saberá acolher, transformar, reanimar a fé e enviar para conquistar novas almas que vivem à margem dessa realidade piamente cristã. Sendo uma igreja em saída a serviço de todos e com todos anunciadores do Evangelho, tal alegria que brota do evangelho “Não é nem uma ideia nem um estado de bem-estar individual, mas um encontro real com Jesus Cristo na vida do irmão” (cf. EG, n. 127-128). A Igreja só saberá o que será realmente uma constante saída, quando todos os cristãos batizados, conscientes de sua missão, realizar o encontro pessoal com Jesus Cristo, e sabê-lo testemunhar em gestos, palavras e ações. Quem realiza esse encontro torna-se apto a evangelizar, pois, Jesus Ressuscitado envia a todos a força do seu espírito que os impele a sair de si mesmos e ir na direção do outro, para construir com ele uma comunidade de amor e uma sociedade fraterna.


Com essa grande missão dos Cristãos Leigos e Leigas, a Igreja no Brasil, os seus Bispos reunidos em Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Aparecida-SP, no mês de Abril, após várias sessões em grupos, apoiou definitivamente o Documento de estudo 107 “Cristãos Leigos e Leigas na sociedade, sal

da terra e luz do mundo” composto por Leigos e Leigas que encaminharam do país inteiro inúmeras emendas, trazendo mais ainda este Documento para realidade dos Leigos no Brasil. Aprovado em Assembleia Geral, a CNBB oficializando a grande e bela missão dos cristãos leigos e leigas, apresenta a toda a igreja no Brasil, o Documento 105 “Cristãos Leigos e Leigas na igreja e na sociedade, sal da terra e luz do mundo" (Mt 5, 13-14). Documento que veio sendo preparado e estudado desde 2013 pelos membros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Apresento então a você, em primeira mão, este grandiosíssimo trabalho que terá maior ênfase no Ano do Laicato que será aberto solenemente no dia de Cristo Rei do Universo em Novembro de 2017 e encerrado na Solenidade de Cristo Rei de 2018. A Igreja no Brasil convoca a todos á estudarem nas Dioceses, paróquias e comunidades, este singelo documento.

Rogamos a Deus, a Maria Santíssima e a São Benedito que os Leigos e Leigas no Brasil possam cada vez mais viver sua missão de sal da terra e luz do mundo. Bom estudo e boa leitura.

 

*Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário CESMAC, membro do Centro acadêmico, cursou Missiologia sistemática pelo Seminário Provincial de Maceió, é membro do Conselho Arquidiocesano de Leigos da Arquidiocese de Maceió e entre outras responsabilidades ocupa cadeira na comissão de comunicação do CNLB/CNBB NE2

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

O CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL - CNLB, é uma organização de leigos e leigas católicos de direito público eclesiástico, que assume as Diretrizes emanadas do Magistério da Igreja Católica, e se constitui como sociedade civil privada de âmbito nacional, sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários, com prazo de duração indeterminado, que congrega e representa o laicato do Brasil, nos termos deste estatuto

LOCALIZAÇÃO

Rua Dom Bosco, 908, Boa Vista, Recife-PE.

 

comunica.cnlbne2@gmail.com

Assine a nossa newsletter

Receba sempre atualizações

CONECTE-SE
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

© 2016 CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL, REGIONAL NORDESTE II.

bottom of page